Algodão Doce
contato-jornada-de-psicologia.jpg

Sobre

"Toda a arte e toda a filosofia podem ser consideradas como remédios da vida..."
Friedrich Nietzsche

Ao virar a página tão dolorosa da recente história mundial, precisamos parar e honrar a todos que lutaram para que chegássemos nesse momento, particularmente os cientistas, os profissionais de saúde de todas as áreas e não menos importantes, os artistas.
As artes para nós psicólogos e especialmente gestalt-terapeutas foram nossas grandes aliadas na preservação da saúde mental das pessoas, pois não permitiram que o isolamento social se transformasse em distanciamento de si mesmo.


Assim, a XIII Jornada do Núcleo Contato homenageia as artes, mostrando em todos os trabalhos apresentados essa parceria presente em nossa prática terapêutica.

PRESENCIAL

Contato Núcleo de Gestalt-Terapia

Avenida das Américas, 12900 - Recreio dos Bandeirantes

Bloco 3 - Centro de Convenções - Auditório

A jornada

As inscrições nas atividades será feita no dia da Jornada, no credenciamento.

8h

9h > 9h30

9h30

Sala 1

Sala 2

Sala 3

Sala 4

Credenciamento

Vivência de Abertura

Eliane Farah e Assistentes

Intervalo

Lanche

Tema livre | Apresentação de TCCs

Vivência | Paula Nascimento CRP. 05/29.825

A arte do corpo - uma escultura da dinâmica oculta familiar

Nesta vivência trabalharemos temas que estão paralisados em sua vida, utilizando uma escultura familiar para observar fenomenologicamente as dinâmicas ocultas.

Palestra | Erica Barreto Homem CRP. 05-45715

O psicólogo interrompido dançando para não dançar: as contribuições da dança para as angústias do psicólogo clínico na pandemia da Covid 19.

As angústias e conflitos internos vividos pelo psicólogo durante a pandemia da covid 19 são possíveis causadores de interrupção do contato, que podem obstaculizar sua prática clínica. 

A dança pode constituir-se num recurso, para além da psicologia, para a redução das angústias do psicólogo clínico. Estudos apontam a dança como recurso para redução de ansiedade, depressão e estresse, aumento do potencial criativo e expansão da memória, além de promover mais foco e concentração.

Minicurso | Cátia Ramos CRP: 05/65130 e Tania Wilson CRP: 05/63120

A Arte Literária na Ampliação da Awareness

A leitura e produção de textos que compõem a arte literária são recursos potencialmente ricos na ampliação da awareness de si e do campo além de facilitar a expressão de sensações, emoções e pensamentos.  Pretende-se a partir de autores clássicos da GT como Perls (1978), Naranjo (s/d), Tellegen (1984) e Juliano (1999) apresentar uma visão geral do uso terapêutico da arte literária, fornecer exemplos da prática clínica e realizar uma vivência partindo do conteúdo exposto.

11h30 > 13h

2º Bloco de Atividades

10h > 11h20

1º Bloco de Atividades

Sala 1

Oficina de contação de histórias | Rosana Valente CRP: 05/ 51388

Estórias para Adultos Acordarem

O uso de textos literários como forma de tratamento remonta aos nossos antepassados. Aristóteles já enaltecia a capacidade transformadora das tragédias gregas clássicas no comportamento humano, que ao seu ver possibilitava a purificação da alma através da catarse. Contar uma estória com a finalidade de cura, portanto, não é uma atividade recente. O uso da biblioterapia clínica na gestalt-terapia tem como função auxiliar o indivíduo no contato com suas emoções e na identificação de sentimentos que o impeçam de completar o ciclo de contato e atingir a boa forma.

Sala 2

Vivência sobre Cinema/ Música | Carol Feghali CRP: 05/51034 e Paula Martinez CRP: 05/61148

Minha vida, meu filme musical - a arte do cinema como instrumento de contato com a própria história.

Já diz a máxima: a vida imita a arte e a arte imita a vida. Muitas vezes nos identificamos com uma interpretação, uma personagem, a música de uma cena...mas o que será que essa identificação pode dizer sobre a nossa história?

Nesse trabalho temos como objetivo unir a arte do cinema musical com a arte de restaurar histórias da Psicologia para entendermos juntos as possibilidades de autoconhecimento e apropriação da nossa própria história.

Sala 3

Oficina de Artesanato | Cristina Mesquita CRP: 05/18800 e Marevalda Lou CRP: 05/52527

A Vida é Como Uma Colcha de Retalhos

Essa oficina mostra que de pedacinho em pedacinho vamos formando e tomando forma. Cada retalho uma história. Não tem encaixe certo nem errado, escolhemos como encaixá-los. De um lado ou de outro, do avesso ou não, vamos experimentando formas e desenhos. A vida também é assim.

O objetivo aqui é conhecermos o ajustamento criativo, nossos recursos internos para nos ajustarmos.

Sala 4

Minicurso - Continuação minicurso: A Arte Literária na Ampliação da Awareness.

13h > 14h30

Almoço

14h30 > 15h50

3º Bloco de Atividades

Sala 1

Oficina de Arteterapia | Aline Braga CRP: 05/41978

Totem Pessoal: Construindo o Próprio Talismã.

Um dos objetivos importantes do processo terapêutico é que o cliente identifique aqueles aspectos que dão um sentimento de poder e força diante da própria vida, sejam valores, autoimagem ou percepções do mundo.

Sala 2

Vivência | Claudia Venancio- CRP: 05/23930 e Tina Geller CRP: 05/45955

A História do Feminino: Uma Estória em Qualquer Tempo

A constância da força da figura feminina sempre encontra a sua representante nas artes. A literatura é a arte da palavra. Ela é usada para passar a história do conhecimento e a cultura de uma sociedade. E, essa arte, quando apresentada através de uma estória possibilita que o leitor possa refletir no seu modo de ver a vida e de estar no mundo.

Sala 3

Oficina | Rodrigo Nicolau CRP: 05/44612

O Som que Vem de Dentro: Trabalhando com a Música

“Na música, o próprio silêncio tem ritmo” (Cláudio de Souza).

A música é uma das artes mais encantadoras e para a Gestalt-terapia um excelente instrumento de trabalho.

Seja através das melodias, dos ritmos, dos movimentos que proporciona ou mesmo pelos significados, a música funciona como elemento de conexão e de expressão dos sentimentos e da energia interior das pessoas.

Neste trabalho, convido você a experimentar e trocar com o grupo algumas vivências que podem ser feitas a partir da música.

Sala 4

Vivência - Eliane Farah CRP: 05/7347

O Teatro da Vida: Facilitando a Expressão dos Sentimentos Através da Criação de Personagens

Ajudar o cliente a dar-se conta da congruência entre sentimentos, pensamentos e ações é o objetivo central do processo terapêutico em Gestalt-terapia. Isso faz com que uma das tarefas mais importantes para o gestalt-terapeuta seja o de facilitar a expressão dos sentimentos do seu cliente.

A presente oficina visa apresentar a dramatização de personagens, criados pelo cliente, como um dos recursos disponíveis para expressão dos sentimentos, com menor intensidade de bloqueios.

16h > 17h20

4º Bloco de Atividades

Sala 1

Pôsteres – EVOKAR e CLÍNICA INFANTOJUVENIL

Sala 2

Vivência Sobre Dança | Patrícia Saavedra CRP: 05/48557

A Arte e o Ritmo da Dança de Roda

O Homem sempre dançou em círculo para celebrar a abertura e o fechamento de ciclos e sua origem se confunde com as origens da própria humanidade, uma conexão com a ancestralidade. É o círculo que facilita o movimento e o ritmo promove a soltura do corpo, o exercício da plenitude e da liberdade, estimula a criatividade e a confiança, onde a unidade se faz presente. Há abertura para momentos de descontração e introspecção que permitem à pessoa se perceber como um ser humano em constante integração. O grupo em círculo segue uma coreografia em busca de harmonia e consciência do todo, em atitude de cooperação. É uma forma de ampliar a awareness em direção ao bem estar físico, mental, emocional, social e energético.

Sala 3

Oficina | Claudia Rangel CRP: 05/62423

Haikai: Sabendo mais Sobre Si Mesmo Através da Arte de Fazer Poesia

Haikai é um estilo de escrever poesias de origem japonesa. Se constitui na criação de três versos e objetiva, de modo muito simples, uma atitude reflexiva.

Para a Gestalt-Terapia pode ser mais um recurso criativo de ampliação de awareness sobre sentimentos, pensamentos e ações.

.

Sala 4

Vivência Teatro e Palhaçaria | Lucas Montes CRP: 05/49278 e Rafael Farah CRP: 05/53958

A Arte de Se Expressar Para Se (re)Conhecer.

Este trabalho tem como intenção fazer uma breve apresentação de como a Gestalt -Terapia e a arte da palhaçaria se convergem com alguns de seus principais conceitos e podem ser úteis a ajudar-nos a tornar congruente o nosso continuum de consciência.

17h30 > 18h

Encerramento

8h30

Abertura Formal

Eliane Farah

Algodão Doce

Ins
cre
va-se

Algodão Doce